Massa com tomates cereja balsâmicos e queijo burrata

by Paula Casimiro
Massa com tomates cereja balsâmicos e queijo burrataMassa com tomates cereja balsâmicos e queijo burrataMassa com tomates cereja balsâmicos e queijo burrata
Esta é, provavelmente, a última receita do verão antes do outono se instalar. O tempo tem estado tão instável, que não há como adivinhar se teremos sol e temperaturas quentes até ao final de outubro, como no ano passado, mas nos mercados os produtos sazonais vão invariavelmente mudar com a estação. Por isso, enquanto é tempo, peguem numa mão-cheia dos últimos e doces tomates cereja deste verão e façam esta massa, super simples mas bonita e deliciosa.

Esta receita leva apenas um punhado de ingredientes muito simples e básicos: massa, tomates cereja e queijo burrata. Neste caso, o segredo para um sabor surpreendente está nos temperos: um bom azeite extra virgem e um bom vinagre balsâmico, sal marinho, pimenta preta moída na hora e ervas variadas, como tomilho, orégãos ou manjericão. É igualmente muito simples de preparar. Basta assar os tomates cereja no forno, envolvidos em todos estes temperos. durante 15 minutos, ou um pouco mais, se pretenderem que fiquem realmente macios e doces. Cozam a massa enquanto os tomates estão a assar e, no final, juntem tudo e adicionem o queijo burrata. Deitem um fio de azeite sobre o queijo e um pouco mais de pimenta preta e de ervas e já está. Os sucos da assadura e o cremoso queijo burrata vão combinar-se e fazer o molho para a massa. Sirvam um copo do vosso vinho branco preferido e o jantar está pronto.
 


Massa com tomates cereja balsâmicos e queijo burrata

[print-me target=”.recipe”]
Simples de fazer e com uma mão cheia de ingredientes simples, esta massa com tomates cereja balsâmicos e queijo burrata é o jantar ideal num dia de verão.


Preparação: | Cozedura: | Total:

Serve: 2


INGREDIENTES

  • 250 g tomate cereja
  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem mais um pouco para servir
  • 1/2 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • 2 colheres de chá de ervas secas variadas (orégãos, tomilho, manjericão)
  • 2 dentes de alho, inteiros e ligeiramente esmagados (não é necessário remover a casca)
  • 180 g massa seca, tal como esparguete, linguine ou tagliatelle (250 g se usar massa fresca)
  • 1 bola queijo burrata fresco (aproximadamente 125 g)
  • Sal marinho e pimenta preta moída na hora, a gosto

INSTRUÇÕES

  1. Coloque a grelha do forno na posição central e pré-aqueça a 200°C.
  2. Num recipiente refractário, junte os tomates cereja, azeite, vinagre balsâmico, ervas e dentes de alho. Tempere com sal e pimenta preta e misture bem de modo a que os tomates fiquem envolvidos por todos os temperos.
  3. Cozinhe os tomates cereja no forno pré-aquecido durante 15 a 25 minutos. Quanto mais tempo ficarem no forno, mais macios e doces vão ficar mas também tendem a perder a forma.
  4. Entretanto, coloque a ferver uma panela grande com água e sal. Junte a massa e cozinhe de acordo com as instruções do pacote, até ficar al dente. Reserve uma chávena da água de cozer a massa e descarte a restante. Divida a massa por dois pratos.
  5. Por cima, em cada prato, coloque metade dos tomates cereja e do molho da assadura. Adicione uma colher de sopa da água de cozer a massa, se estiver muito seco. Divida igualmente o queijo burrata e tempere-o com um fio de azeite, ervas secas e pimenta preta. Sirva imediatamente.

Massa com tomates cereja balsâmicos e queijo burrata

If you care to leave a comment bellow, I would really like to hear from you. You can also follow this blog on Instagram or subscribe to the newsletter at the bottom of this page. This way you will receive an e-mail whenever I publish a new post. For projects, collaborations or any other questions, please send an e-mail to paula@mycommontable.com or use the contact page to get in touch.

See you soon.

1 comment

Ruth Miranda 13 Setembro, 2018 - 8:27

Experimentei queijo burrata recentemente e devo dizer que não fiquei fã, de todo. Mas sem o queijo, ou substituindo por mozzarella, hmmm, que belo prato!!

Reply

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website. You can check the Privacy Policy page for more details.